sábado, 8 de dezembro de 2007

Obesidade aumentará casos de infertilidade feminina, aponta estudo

O aumento da obesidade entre a população dos países ocidentais terá como conseqüência um aumento nos casos de infertilidade feminina, adverte um estudo realizado por cientistas da Austrália e do Reino Unido.

A pesquisa prevê que os níveis de infertilidade nos chamados países desenvolvidos aumentarão nos próximos dez anos. Nesse período, 20% dos casais ocidentais terão de se submeter a tratamentos de fertilidade, segundo os cientistas.


A obesidade tem um efeito substancial na manifestação da síndrome de ovário policístico,ou seja, o excesso de peso aumenta as anomalias reprodutivas e metabólicas nas mulheres que sofrem dessa síndrome".

www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u322866.shtml


Reflexão
A obesidade é um dos grandes problemas do nosso século. Como podemos ver a obesidade traz muitos problemas, dos quais, nas mulheres pode provocar a infertilidade. Por isso está na altura das pessoas começarem a reflectir acerca da alimentação, pois a obesidade é uma doença muito grave.

3 comentários:

LucieCunha disse...

Muito interessante este artigo. Eu não relacionava a obesidade à infertelidade mas o teu artigo mostra bem que a obesidade provoca o aumento de risco de infertilidade feminina.

Esta situação é bastante grave, visto que a obesidade é um dos maiores problemas da sociedade actual, tal como a infertilidade.

Mas acredito que a ciência conseguirá sempre vencer os obstáculos da vida.

ana disse...

Concordo com a sandra
Também não tinha relacionado a obsidade com a infertilidade.
Sempre vi que cada vez mais nasciam menos crianças (casamentos tardios, escolhas , etc... e agora abortos) e que cada vez a população "engordava mais uns quilinhos". SE juntarmos o decrescente numero de nascimentos com o crescente numero de pessoas obesas, e se virmos que a obesidade tem consequencias no sistema reprodutor feminino - aumentando a sua infertilidade. Entao, prevejo um futuro muito pouco infantil. Considero que as pessoas optam por ter poucas crianças e se aquelas que as quiserem ter teem problemas de infertilidade, vao ter de recorrer a tecnicas de reproduçao assistida. Estas nem sempre são baratas e podem não ter sucesso. Felizmente temos tecnicas que podem reduzir a inefrtilidade, quem sabe mais tarde vao ser inventadas muitas mais e melhores. No entanto a obesidade não é so má influente na fertilidade como em outros muitos aspectos, por isso cuidem-se!

Gabriel dos Santos disse...

Mais uma causa!!!Já não chegavam as outras ainda se tinha de juntar mais uma aliada de "peso". Realmente estão-se aqui a misturar duas das mais populares, digamos, doenças do século XXI. Só que gostava de saber se também afecta o homem...(é que se afectar tenho de pensar seriamente em fazer uma dietazinha, XD).