terça-feira, 3 de junho de 2008

Pragas de Antrópodes


O filo dos artrópodes inclui a maioria das espécies potencialmente causadoras de pragas. Assim, reveste-se de especial importância, a identificação das diversas espécies de artrópodes consideradas como potenciais pragas urbanas, que se deve apoiar em critérios específicos que permitam de uma maneira simples e fiável conhecer uma determinada espécie num dado espaço e numa determinada etapa do seu ciclo biológico. Os artrópodes apresentam as seguintes características morfológicas gerais:

- Corpo segmentado (articulado), com os segmentos agrupados em duas ou três regiões distintas- Apêndices (patas, antenas) em número par, segmentados- Esqueleto externo que se renova periodicamente- Simetria bilateral

O filo dos artrópodes inclui várias classes a que pertencem espécies causadoras de pragas urbanas, cujas características gerais são:

- Crustacea – a maioria tem dois pares de antenas e pelo menos cinco pares de patas. Exemplo: bichos-da-conta

- Diplopoda – Corpo formado por diversos segmentos semelhantes com excepção do primeiro que constitui a cabeça. Cada segmento com dois pares de patas articuladas. Antenas pequenas.

Exemplo: maria-café
- Chilopoda – Corpo muito segmentado, tal como os anteriores. Cada segmento com um par de patas. Antenas grandes. Exemplo: centopeias
- Arachnida – Cabeça e tórax unidos formando o cefalotórax. Adultos com quatro pares de patas, um par de quelíceras, um par de pedipalpos. Sem antenas. Geralmente desenvolvimento sem metamorfoses. Exemplo: aranhas, ácaros, carraças, escorpiões.
- Insecta – Corpo dividido em cabeça, tórax e abdómen. Um par de antenas. Normalmente um ou dois pares de asas. Três pares de patas. Exemplo: moscas, mosquitos, baratas, percevejos

No caso dos artrópodes, e especialmente dos insectos, os conhecimentos de sistemática e de chaves para a identificação de espécies tem para os profissionais de controlo de pragas uma importância acrescida. Além da apreciação das características morfológicas que permitem identificar uma praga utilizando chaves de identificação, também os conhecimentos dos hábitos (alimentares e outros) das diversas espécies e das suas características biológicas é imprescindível para a identificação, nomeadamente quando não são capturados elementos das espécies.

A maioria dos insectos desenvolve-se a partir de ovos. Estes são depositados pelas fêmeas normalmente em locais protegidos no meio ambiente, nos hospedeiros no caso das espécies parasitas, juntos numa cápsula ou ooteca como é o caso das baratas, individualmente ou em massas, soltos ou fixos a objectos diversos.

O crescimento dos insectos é feito em estadios separados por mudas, ou seja pela substituição do esqueleto rígido externo que possuem. O número de mudas varia com a espécie. Além das alterações do tamanho, muitas espécies de insectos alteram também a sua forma durante o crescimento, processo que é conhecido por metamorfose. Relativamente a este aparência existem quatro tipos de insectos:

- Sem metamorfoses Ao longo do crescimento verifica-se apenas um aumento de tamanho, sem ocorrerem alterações da forma. Exemplo: peixinhos de prata - Metamorfose gradualDistinguem-se três etapas de desenvolvimento: ovos, ninfas e adultos. As ninfas, assemelham-se aos adultos em termos de forma, hábitos alimentares e outros. As alterações da aparência são muito graduais excepto a presença de asas que só atingem um desenvolvimento completo nos adultos.

Exemplo: baratas, percevejos das camas- Metamorfose incompleta As alterações da forma são superiores às que se verificam nos artrópodes de metamorfose gradual. Os jovens, têm uma forma e hábitos diferentes dos adultos.

Exemplo: algumas moscas.- Metamorfose completa Distinguem-se quatro etapas de desenvolvimento: ovos, larvas (com vários estadios), pupas e adultos. Exemplo: escaravelhos, traças, algumas moscas, pulgas, formigas, abelhas, vespas. A larva, forma que sai do ovo, tem frequentemente hábitos diferentes dos adultos e é causadora de estragos (exemplo larva da traça da roupa), o que justifica a importância do conhecimento dos hábitos e características biológicas das várias etapas.Embora seja conhecida como fase de repouso, a pupa é uma das etapas mais activas do desenvolvimento dos insectos já que é durante esta se desenvolvem as estruturas corporais adultas. Os adultos emergem da cápsula pupal, não ocorrendo qualquer desenvolvimento posterior.


Fonte:
http://www.vetpermutadora.pt/pragas_antropodes.htm

Um comentário:

Unknown disse...

legal...foi muito bom saber disso!me ajudou muuito no meu trabalho de ciencias!!