terça-feira, 11 de março de 2008

Decifrada genética do Lúpus


Até agora sem cura, o Lúpus, uma doença auto-imune que provoca várias lesões graves no organismo humano, incluindo em alguns órgãos vitais, como o coração, começa agora a revelar a sua origem. Mutações em vários genes são responsáveis pela doença e a sua identificação abre agora portas à cura.

Mutações em pelo menos seis genes estão associadas ao surgimento do Lúpus Eritematoso Sistémico (LES), uma doença auto-imune (em que o sistema imunitário do paciente se volta contra o próprio organismo, devido a uma falha de reconhecimento) que afecta maioritariamente as mulheres.

A descoberta destas variações genéticas foi feita por várias equipas internacionais e publicada na Nature Genetics e no New England Journal of Medicine. Os novos estudos abrem portas à compreensão dos finos mecanismos moleculares na origem desta complexa doença e também ao desenvolvimento de terapias que ajudem a melhorar a qualidade de vida destes doentes e, eventualmente, à sua cura.
Num rastreio genético realizado em mais de três mil mulheres com a doença de Lúpus, um grupo de investigadores britânicos, norte-americanos e suecos, liderado por Timothy Vyse, do Imperial College de Londres, detectou em três genes diferentes a correlação mais evidente com a doença.
Um deles é o ITGAM, um gene que codifica uma molécula envolvida no funcionamento do sistema imunitário. O seu papel é o de marcar as bactérias e outros agentes infecciosos de forma a que as células do sistema imunitário possam reconhecê-los e atacá-los.

As mutações detectadas noutros dois genes – o PXK e o KIAA1542 – nestes estudos são, no entanto, menos evidentes. A sua associação à doença surgiu até como uma surpresa, mas a descoberta abre pelo menos novos caminhos de trabalho.
Outros três genes foram ainda identificados como estando associados a esta doença, que afecta 31 em cada cem mil mulheres europeias. Esses genes, nomeadamente o LYN e o BLK, estão associados às funções dos linfócitos B, as células do sistema imunitário que têm um papel-chave na produção dos anticorpos.
Fonte: www.pcd.pt/noticias/ver.php?id=6482


2 comentários:

Tony Madureira disse...

Boa tarde,

Foi diagnosticado uma nefrite lúpica a minha mulher. Pretendiamos saber toda a informaçao possivel desta doença(LES.
Entretanto criamos umblogue para dar a conhecer a doença e para quem quer conheçer melhor. Pretendiamos obter relatos de pessoas com a mesma doença, de tecnios de saude, e não só. Tudo o que possa ser dito sobre a doença será util.
Posso contar com a vodda colaboração.

Lúpus, um blogue sobre a doença.

www.tonymadureira.blogspot.com

nosso e-mail:
tonymadureira@blogspot.com

obrigado

Os melhores cumprimentos

Tony Madureira

Tony Madureira disse...

olá,

Vou tomar a liberdade de publicar "comunicado" no nosso blogue, e revelar a fonte , claro.

Cumprimentos

Tony Madureira