quarta-feira, 12 de março de 2008

PCR

A técnica de PCR (Reacção Polimerase em Cadeia), amplamente utilizada em laboratórios de pesquisa e clínicos, consiste em produzir automaticamente milhões de cópias de um único segmento de DNA. Tal façanha depende da habilidade das enzimas copiadoras de DNA.

A Técnica de PCR tem inúmeras aplicações. Na clínica, por exemplo, é utilizado no diagnóstico de doenças infecciosas e na detecção de eventos patológicos raros. Na criminalística, um único fio de cabelo pode identificar o doador. Na paleontologia molecular, a amplificação de amostras de DNA extraídas de fósseis incrustados e preservados no ambar há mais de 120 milhões de anos permite a determinação da seqüência desta molécula para estudos evolutivos.

Fonte: www.madasa.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=80&Itemid=151&lang=pt_br


Reflexão:
O uso da técnica do PCR também é importante para o dianóstico de doenças hereditárias e doenças infecciosas, nos estudos forenses e em estudos moleculares.
O PCR é uma técnica muito importante da Engenharia Genética, pois existem vários procedimentos no nosso dia-a-dia que implicam o uso da mesma.

Um comentário:

Dinis Fernando disse...

Ora cá está a nossa amiga PCR!
Ainda antes de darmos esta matéria, acho que todas a conhecíamos (talvez nao pelo nome correcto, mas...). Digo isto, uma vez que ela é usada, frequentemente, em séries como CSI e Bones. Quando, a partir de um cabelo encontrado nas roupas da vítima, se quer obter o DNA do suspeito, ou quando queremos obter o DNA de um morto cujos ossos foram encontrados, só com a PCR podemos fazê-lo.

Como as amostras de cabelo ou dos ossos contém uma reduzida quantidade de moléculas de Ácido Desoxirribonucleico, sendo esta, muitas vezes, insuficiente para se fazer um estudo genético, é necessário recorrer a uma técnica que permita obter, rapidamente, o número de cópias desejadas: a reacção de polimerização em cadeia (PCR)!