domingo, 25 de novembro de 2007

Picada no pezinho do bebê previne doenças mentais

O teste consiste em analisar duas gotas de sangue tiradas do pé do bebé um ou dois dias depois do nascimento, quando ele já começou a mamar. Ele serve para diagnosticar precocemente duas doenças. Uma é a fenilcetonúria, a incapacidade de metabolizar a fenilalanina. Essa substância, encontrada em vários alimentos, é um aminoácido essencial para o corpo. Só que, para poder ser aproveitada pelo organismo, é preciso que seja transformada por uma enzima. De contrário, o aminoácido fica circulando pelo corpo e, ao chegar ao cérebro, provoca pequenas hemorragias. No caso da criança, a função cerebral pode ser afectada a ponto de provocar retardamento mental irreversível.
Outra doença detectada é o hipotiroidismo. Nos dois casos, quando tratadas desde cedo, as doenças são reversíveis, daí a imensa utilidade do teste.

http://super.abril.com.br/superarquivo/1997/conteudo_116191.shtml


Reflexao:

Como podemos ver, a realização do teste do pézinho é essencial para analisar doenças que possam afectar o bebé e mais tarde trazer graves consequências a vários níveis.

2 comentários:

Gabriel dos Santos disse...

Sem dúvida uma postagem interessante! Não tinha qualquer conhecimento sobre tal teste, e que funciona num tipo 2 em 1 , já que dá para diagnosticar dois eventuais problemas que o bebé possa ter.

Teresa Marinho disse...

O teste do pezinho é muito importante pois vai diagnosticar doenças que mais tarde poderão provocar atraso mental, alterações neurológicas graves, alterações hepáticas, ou até situações de coma.
Contudo, em Portugal este teste é realizado nas Maternidades, Hospitais e Centros de saúde entre o 3º e 6º dia após o nascimento.
Este teste é feito com uma ou duas picadas no calcanhar do bébé e em seguida o sangue é colhido para um papel de filtro, sendo enviado para o Laboratório Nacional de Rastreio.