quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Novo exame ao sangue pode detectar cancro do ovário


Investigadores norte-americanos desenvolveram uma análise ao sangue capaz de detectar precocemente o cancro do ovário, indica um estudo publicado esta terça-feira numa revista científica norte-americana.

A análise procura no sangue quatro proteínas diferentes: leptina, prolactina, osteopontina e factor de crescimento II, e pode detectar as primeiras fases do cancro do ovário com 95 por cento de eficácia.

Os autores do estudo, divulgado na edição de hoje da revista Proceedings of the National Academy of Sciences, determinaram primeiro os níveis no sangue de 169 proteínas em 28 mulheres saudáveis, 18 recentemente diagnosticadas com cancro do ovário e 40 com a doença há muito tempo.

Quatro dessas proteínas apareceram com níveis bastante diferentes nas mulheres saudáveis e nas que contraíram a doença. Foi a partir daí que os investigadores desenvolveram uma análise ao sangue com base nelas.

Análises feitas a mais de 200 mulheres indicaram que uma variação dos níveis de dois ou mais desses marcadores dentro de uma certa margem assinala a existência de tumor.

O cancro do ovário mostra no geral poucos sintomas e é geralmente diagnosticado tarde demais. Porém, quando detectado nas fases iniciais, cerca de 70 a 80 por cento dos cancros do ovário podem ser curados.

http://www.mundopt.com/n-novo-exame-ao-sangue-pode-detectar-cancro-do-ovario-7332.html

Um comentário:

Joana Carvalho disse...

Bastante interessante esta postagem. Mais uma vez, a evolução da tecnologia e da investigação mostra-se muito importante na área da saúde, ainda mais em doenças tão perigosas como é o cancro. Este é muito difícil de detectar pois não apresenta sintomas visíveis exteriormente, e quando é detectado, a maior parte das vezes, é tarde demais. Esta é a pricipal razão pela qual se torna tão importante este tipo de descoberta.