terça-feira, 2 de outubro de 2007

Até 87% de homens conseguem ter filhos após câncer nos testículos


Uma pesquisa publicada na Grã-Bretanha diz que 87% dos pacientes de câncer de testículo são capazes de ter filhos.

A pesquisa foi feita pelo Instituto de Pesquisa do Câncer da Grã-Bretanha e a Fundação Real Marsden, uma fundação do sistema público de saúde britânico, e foi publicada na Revista Britânica do Câncer.

Os pesquisadores fizeram questionários a mais de 200 homens que tentaram ter filhos depois de tratamentos para a doença. Desses, 77% conseguiram ser pais naturalmente e outros 10% conseguiram depois de tratamentos de fertilidade.

O estudo descobriu que pacientes tratados com quimioterapia depois da cirurgia têm maior risco de infertilidade, se comparados com aqueles que não passaram pela quimioterapia ou que passaram apenas pela radioterapia.

Depois do tratamento com quimioterapia ou radioterapia a maioria dos homens que querem ter filhos consegue.

O câncer testicular raramente ocorre antes da puberdade, mas é o tipo de câncer mais comum em homens entre 15 e 44 anos.
O câncer testicular é o mais comum entre jovens e em que muitos deles têm esperança de ter filhos depois do tratamento. Esse tipo de câncer tem cura em 99% dos casos se for diagnosticado no início, e a maioria dos homens podem ter uma vida normal depois do tratamento.

in http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia/story/2005/07/050720_testcancerfn.shtml



Reflexão:

Na minha opinião, apesar do câncer de testículo ser raro é muito importante que este seja diagnosticado no início, pois este atinge pacientes (principalmente jovens) que estão em plena fase produtiva, podendo até comprometer a sua vida afectiva, sexual e reprodutiva.
O câncer do testículo deve ser tratado, pois tem uma elevadíssima percentagem de cura fazendo com que na maioria dos homens estes possam ter uma vida normal e serem férteis.


Nenhum comentário: