segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Infertilidade Masculina: varicocele, uma causa bem comum


Cerca de 10% a 15% dos casais, sofrem com esse problema, independente das origens culturais ou sociais.

A infertilidade é definida como a dificuldade ou impossibilidade de um casal que mantém relações sexuais regulares, e depois de um ano, não consegue ter filhos.

"A investigação das causas da infertilidade masculina por um urologista é tão necessária quanto a ida da mulher ao ginecologista, e deve ser realizada pelo casal ao mesmo tempo. O tratamento da infertilidade, é sempre um tratamento do casal".

É essencial na análise do homem infértil um histórico detalhado e um exame físico completo. Duas análises seminais são fundamentais, embora os resultados da análise seminal simples não possam determinar anomalias funcionais dos espermatozóides.

A avaliação seminal - espermograma - fornece informações importantes sobre a espermatogénese.

"A varicocele é causa comum da infertilidade masculina, caracterizada por uma dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico, causada por uma inversão no sentido do sangue nestas veias. Ao invés de subir, ele desce de volta ao testículo. Esse acúmulo de sangue pode dificultar o retorno venoso e aumentar a temperatura local, o que causa uma piora na qualidade do sêmen, gerando uma diminuição na qualidade e na capacidade de fertilização do óvulo".

A doença não provoca distúrbios da potência sexual. Geralmente, ela aparece na maior parte das vezes na adolescência e costuma ocorrer mais do lado esquerdo do escroto.

Pode-se notar a dilatação das veias no saco escrotal, através da palpação. Ultra-sonografia, ecografia testicular e cintilografia dos testículos são exames de imagem que auxiliam no diagnóstico".

O tratamento da varicocele é cirúrgico, quando é realizado a ligadura das veias dilatadas, interrompendo o refluxo de sangue aos testículos. O controle é feito após três, seis e até nove meses depois da cirurgia, respeitando o tempo de produção de espermatozóides.

"Em média, o tratamento causa melhora do sêmen em até 60% dos pacientes e gravidez em até 40% dos casais", conclui o urologista.

http://www.odebate.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=5911&Itemid=44



Reflexão:

Como podemos ver, a infertilidade é um problema muito presente nos nossos dias. Tanto afecta adolescentes como adultos. Sendo isto um problema a que muitos homens estão sujeitos devem consultar um urologista, pois muitas vezes, o problema da infertilidade, pode ser resolvido através de uma cirurgia, mas também há situações em que não se pode fazer nada.


6 comentários:

Professor José Salsa disse...

Bom artigo para recordar quando estudarmos as causas de infertilidade...

Gabriel dos Santos disse...

Mais uma causa de infertilidade!!!!! Isto é complicado, daqui a pouco dormir também contribui para o mesmo....:Z

Flor disse...

Mais grave é qd um homem ja sabe que tem um varicolelo moderado, tem 30 anos e nao quer saber do assunto. O meu namorado ainda nao percebeu que é um assunto dos dois, e acusa-me de estar a querer resolver ps assuntos dele a minha maneira.
Assim é complicado...muito complicado

Monica disse...

Por favor, eu entendi bem? Depois da cirurgia demora de três a nove meses para a produção dos espermatozóides voltar a normalidade? Quer dizer que não acontece gravidez antes desse período? Meu marido fez essa cirurgia há um mês...

FABIO disse...

eu fui operado a 1 ano e 6 meses. ja faz uns 8 meses que venho com esta duvida ainda. toda vez que tenho ejaculacao o testiculo do lado direito incha parecendo que tem agua. e doi para caramba qual procedimento que posso estar fazendo para melhorar a dor ate eu ir ao urologista. fui operado. varicoceles bilateral grau 3

FABIO disse...

bom eu fui operado mais menos a 1 ano de varicoceles bilateral grau 3, e depois de uns 8 meses toda vez que tenho ejaculacao logo em seguida o testiculo do lado direito incha parecendo que tem agua dentro.
gostaria de saber se tem algum procedimento de melhora para amenizar a dor ate eu encontrar um urologista...