quarta-feira, 3 de outubro de 2007

A dieta dos espermatozóides


Foi publicado, na revista Fertility and Sterility (Fertilidade e Esterilidade), da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, o mais completo estudo já realizado sobre o impacto de suplementos alimentares na produção de espermatozóides.

Os pesquisadores holandeses descobriram que a combinação de ácido fólico, encontrado em alimentos como os brócolos e os espinafres,e zinco, presente nas ostras, eleva a produção das células sexuais masculinas.

Os pesquisadores durante 26 semanas completaram a dieta de 103 homens considerados inférteis e no fim chegaram à conclusão de que houve um aumento de 74% no número de espermatozóides. "Essa descoberta abre um novo caminho para as pesquisas e os tratamentos da infertilidade".

O zinco, que é um mineral que actua na síntese de DNA, a molécula responsável pela transmissão dos caracteres hereditários, também facilita a absorção de ácido fólico pelo organismo. O ácido fólico é fundamental para a multiplicação celular- incluindo, aí, os espermatozóides.

A pesquisa verificou um aumento na produção de espermatozóides, mas não verificou a qualidade do mesmo, isto é, quando se trata de espermatozóides quantidade e qualidade são indispensáveis.

http://veja.abril.com.br/080502/p_064.html


Reflexão:

Esta descoberta poderá ter enormes benefícios entre os quais como tratamento para a infertilidade, pois tem-se verificado que a produção dos espermatozóides do homem tem vindo a diminuir e a perder qualidade.
Isto terá grande importância para a ciência quando descobrirem a qualidade destes espermatozóides, pois o que interessa ao homem produzir milhares de espermatozóides se a sua qualidade é fraca??


Um comentário:

Professor José Salsa disse...

Interessante. Mais uma prova dos efeitos benéficos de uma alimentação saudável!